Missas em Vila Real mais Caras devido a crise.

Já desde o dia 1 de Julho mandar celebrar uma missa em qualquer das nove dioceses da Província Eclesiástica de Braga custa 10 euros, mais 2,5 euros do que o preço actual, em vigor desde o início do milénio.
A Tabela de Taxas e Tributos, que actualiza o preço dos serviços, foi proposta pelas dioceses de Braga, Porto, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Lamego, Viseu, GuardaeCoimbra. Aprovada pelo Papa Bento XVI, entra em vigor no início do mês que vem. O mesmo deve acontecer ainda este ano nas restantes dioceses do País.
A celebração da missa, que passa de 7,5 para 10 euros, aumenta 33 por cento, justificado pelo facto de não haver actualização há quase oito anos. 'Por norma, há actualização de cinco em cinco anos. Desta vez esperámos mais uns anos, mas, atendendo ao avolumar das despesas, não foi possível adiar a decisão mais tempo', disse ao CM D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga.
A maioria dos párocoscontactados pelo CM sublinhou que os crentes não vão sentir a diferença, pois, por norma, deixavam os dez euros. Mas alguns párocos cobravam apenas cinco euros por intenção. É o caso de Abel Costa, pároco das freguesias de S. Cipriano, Ovadas, S. Romão e Freigil, em Resende, que desde a entrada em vigor do euro recebe cinco euros por intenção. 'Parece-me que passar de cinco para dez euros, assim de uma vez, não será o mais justo. Vou ter de analisar a situação', disse.

O decreto foi assinado por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, D. António dos Santos, Bispo de Aveiro, D. António Montes Moreira, Bispo de Bragança-Miranda, D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real, D. José Pedreira, Bispo de Viana do Castelo e D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu.

EUCARISTIAS RENDEM 210 EUROS POR SEMANA

As missas por mais de uma intenção dividem bispos, padres e fiéis. Os fiéis preferem que a missa seja apenas por alma do seu familiar. Os presbíteros entendem que mais vale repartir os pedidos por várias missas: é preferível todas terem duas ou três intenções do que algumas terem uma intenção e outras seis ou oito pedidos.
Mas as regras são claras: cada padre só pode celebrar, semanalmente, duas missas com mais do que uma intenção, sendo que cada uma delas não pode contar com mais de oito intenções. Assim, um pároco que tenha duas paróquias auferirá em missas cerca de 210 euros por semana: cinco missas a dez euros cada e duas de 80 euros, ou seja, com oito intenções. Entre 30 a 40 por cento do valor é para a diocese.

in K7pirata

Sem comentários:

Popular Posts