Maconaria em Portugal ritos de iniciação

Sao três graus simbólicos universais de aprendiz, companheiro e mestre (complementado pelo de Arco Real) são sequentemente adicionados outros (no futuro geridos por organismos soberanos a parte das lojas), constituindo ritos ou sistemas litúrgicos distintos, veiculando tradições iniciáticas de origens diferentes, quer relacionadas com a Historia e mitologia das Ordens medievais de cavalaria, quer com as antigas corporações de artífices, quer ainda com outras confrarias herméticas ocidentais ou orientais, como a Ordem Rosa+Cruz. Desta forma, a Maçonaria inglesa introduz em Portugal o seu Rito de Iorque (surgido nas Ilhas Britânicas na primeira metade do século XVIII e aludindo especificamente à mitologia arquitectónica da génese e funcionamento litúrgicos do Templo de Salomão) e, no final do século, surge o Rito de Adopção, para funcionamento nas lojas maçónicas femininas portuguesas (também de origem francesa setecentista e vigente até à primeira metade do século XX). Com a aproximação civilizacional face a França e o consequente afastamento progressivo do colonialismo britânico no inicio do século XIX, a Maçonaria portuguesa introduz o Rito Adoniramita (criado no fim do século XVIII em França pelo barão de Tschoudy e baseando-se na mitologia construtiva do Templo de Salomão), que, aquando da génese do Grande Oriente Lusitano em 1802, e substituído pela adopção oficial do Rito Francês ou )Moderno (igualmente surgido na mesma época, sob o patrocínio oficial do Grande Oriente de França). Nas décadas de 1830 e 1840, introduz-se em Portugal o Rito Escocês Antigo e Aceite (fundado nos Estados Unidos da América em 1801, com base na pretensa organização do rei Frederico II o Grande da Prússia, de síntese litúrgica da diversidade de altos graus arquitectónicos e cavalheirescos dirigentes no Ocidente no fim do século XVIII, que adquire uma clara predominância hegemónica sobre os outros desde meados do século XIX – radicando, de certa forma, no funcionamento em Lisboa de um antecessor directo, o Rito de Heredom e Kilwinning (originado em França na mesma época), de 25 graus, apenas durante alguns anos ainda antes da fundação do Grande Oriente Lusitano. Na segunda metade do século, surge o Rito Ecléctico Lusitano (criado com elementos comuns sintetizados do Rito Francês ou Moderno e do Rito Escocês Antigo e Aceite, baseados nos valores simbólicos do Cristianismo hermético e no liberalismo social – representado na cruel execução do general Gomes Freire de Andrade, grão-mestre do Grande Oriente Lusitano em 1817), em sete graus e com total independência institucional nacional.
Actualmente, com a criação de outras Obediências maçónicas em Portugal nas décadas de 1980 e 1990, cumpre destacar essencialmente a reintrodução do Rito de Iorque e a implantação do Rito Escocês rectificado (surgido em França e na Alemanha no fim do século XVIII por transmissão de linhagens iniciáticas maçónico-templárias alusivas à mitologia cavalheiresca).

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