Bóbeda - Chaves


E hoje vamos falar de aldeia de Bóbeda, situa-se a escassos kilometros da cidade de Chaves , e é atravessada pela Estrada Nacional 2, antiga estrada de fronteira, que devido a construção do lanço de auto estrada A24, neste momento é unicamente utilizada pelos locais.

Ao contrário das aldeias de montanha e dados os bons acessos, é uma aldeia bastante habitada, embora tenha ainda as suas mazelas de abandono bem visível em muitas construções antigas.

Torna-se caracteristico, que todas as aldeias tenham a sua capela ou igreja, pois além de capelas e igrejas, também todas as aldeias tinham as suas fontes de água públicas e algumas, como é o caso, associadas a um tanque público. Se no tempo em que não havia água canalizada estas fontes e tanques eram de toda a utilidade para as aldeias, com água canalizada em casa, perderam quase toda a sua funcionalidade e são dotadas praticamente ao abandono e, mais uma vez – temos pena, pois as fontes e os tanques são geralmente autênticas obras de arte da construção tradicional transmontana e são património arquitectónico tal como a foto ao lado nos mostra. São espaços que além de preservados, deveriam ser cuidados e manter a sua funcionalidade como se funcionassem de facto. caso da fonte da imagem, por exemplo, embora ainda em bom estado, merecia mais visibilidade, com a envolvente tratada e limpa, pois é digna desses mimos.
Bóbeda tem tambem assimilado a própria aldeia e ligado directamente ao seu nascimento como comunidade, várias casas brasonadas, antigamente votadas ao abandono, e que neste momento é um prazer de ver, que surgem com profundas obras de remodelação, novamente com o seu exponente máximo, é uma alegria verificar o quanto os proprietários com quem falamos se orgulham da história dos seus antepassados, que se mistura intimidamente com a própria história da comunidade de Bóbeda.
Do que nos diz respeito é um bom sitio a visitar.
O

Sem comentários:

Popular Posts